sexta-feira, 27 de maio de 2011

Há ou não há “bullYing” nas escolas portuguesas?

O que é o “BULLYING”, já todos ouviram falar neste estrangeirismo, a designação é esta:

-Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Há ao que parece fortes pressões, e, instruções do Ministério, para que estes casos não sejam mencionados, participados e que mais tarde não venham a fazer parte da estatística, e dizer que no governo do Sr. Fulano de tal, aumentaram as agressões nas escolas, morreram alunos esfaqueados, outros suicidaram-se porque eram aterrorizados, etc. etc., é aborrecido, e não convém nada, o melhor é fazer orelhas moucas, dizer que sim aos pais que lá vão perder tempo e falar com o Conselho Directivo. Ninguém quer tomar atitudes drásticas, é anti-democrático, nem que pelo meio haja crianças com braços partidos, roubadas, violentadas das formas mais diversas, fazer queixa do agressor é chover no molhado.

Já nem é preciso falar no que se passou na escola Secundária de Queluz, cuja barbárie foi abertura de todos os telejornais, na escola das minhas netas a minha neta mais velha há uma semana foi com outros colegas de ambos os sexos, desapertar uma briga, entre um cábula que só causa distúrbios, e um pacífico e pequeno aluno, que não se mete com ninguém (estes heróis só procuram estes, porque lhes garantem sucesso para o ego), resultado ficou com uma mão partida. O valentão ufano, passeia-se pelo liceu glorioso do seu feito, de nada valeu a queixa apresentada, e como ficou impossibilitada de escrever, deparou-se com dois tipos de professores, os compreensivos perante tal evidência, que lhe propuseram fazer exame em sala separada, ditando ela as respostas e, eles professores escreverem as mesmas. E uma outra, que deve ser daquelas que estão lá só à espera do dia do vencimento, e professores só o são, porque vem escrito no recibo do ordenado, essa mandou-a escrever com a mão esquerda, isto a menos de um mês de fazer exame do nono ano…

A minha neta mais pequena, que anda no 5º ano, foi agredida no início do ano por um crápula que anda lá a passear os livros, tem acesos de loucura, e de vez em quando gosta de bater nas meninas. A minha neta não foi a primeira nem a última, o figurão continua lá, disseram na altura à minha filha que ele iria ser punido severamente, não foi punido coisa nenhuma, continua lá a fazer o que sempre fez.

Hoje: - A minha neta do 5º ano é delegada de turma, dito pelos professores unanimemente, um doce de menina, e boa aluna, (não preciso que me digam que eu sei que é, e toda a gente vê). Fui buscá-la às 13h 15m, veio ter comigo ao carro, informar que lhe tinham roubado a carteira, e que ia tentar recuperá-la, já que fora roubada dentro da aula. Veio avisar-me para eu saber o motivo da sua ausência. A sala ficou suja, e já não é a primeira vez que lhe fazem esta graça, ela é delegada, vai buscar a vassoura e vai limpar, os porcalhões ficam a gozar o prato. Ainda por cima enquanto foi buscar a vassoura, um figurão que com este já é o terceiro ano que chumba no 5º ano, com várias manchas no cadastro (roubos, agressões, e, outros mimos), tirou-lhe a carteira com os documentos, chave do cacifo e, uma nota de 5€, que lhe tinha sido dada de manhã. Ela queixou-se ainda dentro da sala, deu logo ali por falta da carteira, mas a professora deixou sair toda a gente, não deu importância, e, só o desembaraço daquela criança, conseguiu reaver a carteira, embora já sem o dinheiro, mesmo assim fez com que o prevaricador fosse levado à presença da professora, e a muito custo recuperaram o dinheiro.

O que é que um fulano destes anda a fazer na escola? Já chumba três anos seguidos, no 5º ano, devia ir aprender um ofício! Esta gente anda contrariada, fazem os professores desgastarem-se, só causam distúrbios, e, mau ambiente.

Toda a gente sabe deste fenómeno, mas ninguém quer falar. Um país que emperra na Justiça não pode almejar uma democracia escorreita. No tempo da outra senhora, bastava um bufo não gostar de nós e lá se apodrecia na cadeia, hoje com provas evidentes, está tudo cá fora, porque não se pode fazer mal aos bandidos coitadinhos, sejam grandes, pequenos, velhos ou novos. Somos um povo com azar, nunca chega para nós o dia em que como diz a canção brasileira; - “TUDO ESTÁ NO SEU LUGAR, GRAÇAS A DEUS”.