sexta-feira, 11 de março de 2011

Três Deuses da Bateria - DAVE WECKLE, VINNIE COLAIUTA, STEVE GADD

Ao longo do tempo que tenho andado às voltas com a música, já passei por muitas situações, alturas houve, em que me senti bem comigo mesmo, fiz bons trabalhos, estive ao nível dos que me circundavam. O meu lema é aprender até morrer. Ainda ando às voltas com as lições, porque quando começei, nunca tive quem me ensinasse, nem como pegar numa baqueta. Na música sempre soube que não chegaria aos 100%, ninguém na música chega aí, é uma arte/profissão o que lhe quizerem chamar, onde se podem atingir grandes performances, mas há sempre hipótse de melhorar, porque os instrumentos, e, a música na mão dos virtuosos não têm limites.
Deixo-vos com estes tês monstros, executantes do instrumento que sempre fez, e faz parte da minha vida.
Quem anda a aprender a tocar, se quizer dedicar algum tempo, tem muita coisa para aprender, quem me dera que nos meus primeiros passos como baterista, ou até há vinte anos atráz, se tivesse esta ferramenta (Internet/You Tube), eu era outro músico.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Comemoração do 75º Aniversário do primeiro voo do Supermarine Spitfire

Spitfire Mk V...illustration by Lance Russwurm
 O Supermarine Spitfire foi o avião de caça britânico mais famoso da Segunda Guerra Mundial, e o único caça aliado que operou durante todo o conflito.
No passado Sábado dia 5 de Março, comemorou-se em Inglaterra, os 75 anos do primeiro voo deste avião mítico, na história da aeronáutica militar. Houve um festival aéreo e um avião SPITFIRE, com 75 anos fez o seu voo no festival, assistiram milhares de pessoas entre as quais a minha filha e o meu genro.
Quem é contemporâneo da Segunda Guerra Mundial, ou nasceu pouco depois, (o meu caso) certamente que ouviu falar desta aeronave.
 Projectado em 1936 por Reginald Mitchell, o seu nome provém do inglês spit (cuspir) e fire (fogo), cuspidor de fogo, designa uma pessoa (especialmente mulher) de temperamento explosivo.
A fama deste caça afirmou-se com a Batalha de Inglaterra, onde a sua performance nas médias e baixas altitudes (nas quais foram travados os principais combates) superou a do então principal caça alemão, o Messerschmitt Bf 109. Embora no computo final da batalha se verifique que foram abatidos mais caças britânicos do que alemães, as perdas de aviões abatidos no total, contando-se os bombardeiros, impostas pela Royal Air Force à Luftwaffe, através dos Spitfire e Hawker Hurricane, frustrou os planos de Adolf Hitler de obrigar a Grã-Bretanha a assinar a paz segundo os seus termos.
Os SPITFIRE, na FORÇA AÉREA PORTUGUESA
A FAP, ao tornar-se um ramo independente das forças armadas portuguesas, adquiriu cento e doze destas aeronaves no ano de 1942, estiveram ao serviço durante 13 anos, tendo sido abatidos em 1955.
A produção do Spitfire terminou em 1948, e actualmente restam menos de cinquenta exemplares, espalhados pelo mundo, entre museus aeroespaciais e coleccionadores particulares.








quarta-feira, 9 de março de 2011

Em 17 de Março Nat King Cole faria 92 anos.



Nat King Cole, nome artístico de Nathaniel Adams Coles, nasceu nos EUA, em Montegomery, a 17 de Março de 1919, faleceu em Santa Mónica, a 15 de Fevereiro de 1965, dizer que foi um cantor e músico é pouco, para um tão grande talento, grande músico, grande cantor e compositor, tendo também feito alguns filmes. Deixou descendência, sua filha Natalie Cole, uma "Diva", tirando partido das novas tecnologias tem um dueto com seu pai, que não encontro palavras para descrever tão belo momento.
Canções como; Mona Lisa, Stardust, Unforgettable, Nature Boy, Quizás, e muitas outras, em diversas línguas, onde não faltam o espanhol e o português, ficaram imortalizadas, pela sua voz singular. Suas músicas românticas tinham um toque especial. 
A sua voz associada ao piano, fez dele um artista de grande sucesso, e, mundialmente conhecido.
 Seu pai, Don Edward Coles, era talhante e simultaneamente diácono de uma Igreja Baptista, a família Coles mudou-se para Chicago, aí seu pai tornou-se pastor e a sua mãe, Perlina Adams, tocava órgão na Igreja. Esta foi a única professora que Nat teve ao longo da sua carreira artística.

Cole, lutou contra o racismo durante toda a vida, recusando-se sempre a cantar para plateias onde havia segregação racial. Por ter o hábito de fumar três maços de cigarros por dia, veio a morrer precocemente vítima de cancro do pulmão. Dizia-se nessa época (erradamente claro), que os cigarros “amaciavam a voz”.

terça-feira, 8 de março de 2011

John Philip Sousa

Saiba que:
-O Pai das Marchas Norte Americano, era filho de portugueses!
John Philip Sousa, nasceu em Washington a 6 de Novembro de 1854, e faleceu aos 77 anos de insuficiência cardíaca, em Reading a 6 de Março de 1932. John Philip Sousa nasceu nos Estados Unidos da América, filho de pai português de origem açoriana, de nome: John António de Sousa, e de mãe bávara Maria Elisabeth Trinkhaus. Seus avós eram portugueses, radicados nos EUA.
Sousa iniciou a sua educação musical com 6 anos, estudando logo harmonia e composição, iniciou-se a tocar violino.
Criou a sua própria banda, “Sousa’s Band” e realizou 15623 concertos. Em 1900 a sua banda representou os EUA, na Expo de Paris.
As suas marchas são de uma beleza ímpar, a obra de John Philip de Sousa, não é só Marchas, escreveu nove Operetas. Ficará imortalizado como o pai das Marchas, sendo Stars and Stripes Forever (1896) (Marcha Nacional dos Estados Unidos).
Como apreciador de bandas militares, filarmónicas, e, executante, aqui presto a minha humilde mas sincera homenagem a este Luso/descendente ilustre.
Consulta Wikipédia a enciclopédia livre!


domingo, 6 de março de 2011

BEATLEMANIA

OS BEATLES, foram nos anos sessenta do Século passado, aqueles que mais se distinguiram, tanto pela sua originalidade, quer pela sua criatividade. A dupla  Jonh Lennon, Paul Mc Cartney, criou músicas intemporais, que irão perdurar sabe-se lá por quantos anos. A obra é imensa, as versões, os vários tipos de arranjos, fazem da música dos Beatles um reportório para todo o tipo de concertos, e todo o género de orquestras e bandas.
Existem por esse mundo fora, bandas de tributo aos Beatles, que interpretam os temas da banda de Liverpool a roçar a perfeição. Apresentando-se de uma forma igual tanto no vestuário, como nas cabeleiras, e até no instrumental, violas iguais, bateria da mesma marca, da mesma cor e do mesmo padrão. Conforme as músicas que estão a interpretar e consoante a época assim se apresentam vestidos.

Noite das Camélias

No próximo dia 19 de Março de 2011, realizar-se-á mais uma Noite das Camélias, o famosíssimo Baile das Camélias, como é vulgarmente designado.
A Sociedade União Sintrense, decana das colectividades de cultura e recreio do Concelho de Sintra, tendo já passado por muitos momentos de grande nível, tanto em realizações musiais através da extinta Banda Filarmónica, da sua Orquestra Ligeira, a primeira do Concelho e que serviu de modelo para que hoje proliferem Orquestras noutras colectividades, realizações teatrais, muitas, ao longo dos anos de existência da Sociedade houveram muitos grupos de teatro destacando-se pela longevidade, amadorismo e qualidade, um grupo que iniciou a sua actividade em 1972 e teve uma dezena de anos de representações. Também passou esta casa muitos momentos dificeis ao longo da sua mais que centenária existência.
A Sociedade União Sintrense, honra-se de comemorar este ano o 70º Aniversário, deste grande evento, que honra os amigos da colectividade, todos quantos a dirigiram, e dirigem, os seus associados, e todos quanto se sentem ligados a esta casa.
Á Sociedade União Sintrense, desejamos sempre tudo de bom, a ela devemos muito, por muito que tenhamos trabalhado por ela e para ela, esta nada nos deve, muito do que sou e fui na vida devo à SUS.