sexta-feira, 15 de abril de 2011

50 Anos depois do 1º Voo Espacial Tripulado

ATUALIDADE
Há 50 anos, a 12 de abril de 1961, o primeiro voo espacial tripulado levou o cosmonauta russo Yuri_Gagarin a fazer uma órbita completa à volta da Terra e a tornar-se num herói mundial.
Nesta altura já era uma pessoa que pretendia estar informada, não me lembro de nessa altura essa notícia tenha passado pelos canais de informação portugueses. Não admira, porque o regime desse tempo não queria nada com a ex-União Soviética, e tudo quanto fossem novidades (boas) vindas daí, eram para cortar.

domingo, 10 de abril de 2011

THE SHADOWS

Antes da invasão da música dos Beatles que cilindrou tudo e todos (e foi a pedrada no charco), quem andava a par das novidades lá de fora, em termos de Bandas, os SHADOWS eram a referência.
Os autores do projecto Shadows, Hank Marvin e Bruce Welsh, o primeiro viajou de Newcastle, donde é natural acompanhado do seu inseparável viola ritmo, com apenas 16 anos, para Londres, onde vieram a conhecer o cantor Cliff Richard.
Durante algum tempo os Shadows ficaram associados ao nome de Cliff Richard, mas depressa seguiram rumos diferentes.
Buddy Holly, foi o inspirador de Hank Marvin, este que na sua juventude tocava banjo e piano, passou a dedicar-se em absoluto à guitarra eléctrica, a partir do momento em que ouviu o malogrado guitarrista norte-americano.
A SHADOWMANIA, também existe, fazem-se bastantes concertos e reuniões anuais por essa Europa fora, com bandas de Tributo. Os Diamantes Negros, têm uma banda amiga em França “Windjammer’s,"veja aqui" que no seu reportório, privilegia música solada tipo Shadows. Está nas nossas cogitações fazermos um intercâmbio com bandas estrangeiras dos anos sessenta, vamos ver se ainda vamos ter tempo para realizar esse projecto, com esta crise, se calhar não passa de uma ideia.
Os Shadows enquanto Banda já estão separados, Hank Marvin, tem uma banda com o seu filho Ben Marvin, um duplicado do original.
Esta banda excepcional, quando apareceu trouxe também novidades, além do som inconfundível da guitarra do Marvin, em palco os passinhos tipo Shadow, fizeram época.
Os Shadows duraram muitos anos felizmente, mas como tudo na vida, acabaram. Os seus elementos, eram Hank Marvin, guitarra solo, Bruce Welsh, guitarra ritmo, e, Brian Bennett, baterista. Três professores, uma lástima terem acabado quando ainda tinham tanto para fazer juntos, musicalmente falando. O elemento baixista nos últimos anos foi sempre o mesmo, até ao The Final Tour, este e o teclista, eram considerados músicos convidados.
Vou ter de deixar o Link, para verem esta banda fantástica porque não consigo fazer entrar o video do You Tube, vejam aqui!