segunda-feira, 4 de abril de 2011

ENQUANTO HOUVER POVOS ASSIM, O MUNDO NÃO ESTÁ PERDIDO.

Com a devida vénia, transcrevo sem alterar nada, este e-mail que recebi hoje. Só coloco uma questão:
- E se fosse cá em Portugal?
Coitado do pobre povo português!

Enquanto o Japão conta os mortos (quase 17 mil, segundo as últimas estimativas 
oficiais) e eleva de quatro para cinco o nível de alertanuclear, já a dois níveis do que se atingiu em Chernobyl, um jornalista da CNN, Jack Cafferty, não esconde a surpresa e faz uma pergunta:
 «Tendo em conta a escassez de comida e a incrível destruição, incluindo em Tóquio, por que razão não estão a ocorrer episódios de pilhagens e vandalismo no Japão?»
Cafferty estabelece um paralelo com o que sucedeu no seu próprio país depois da passagem devastadora do furacão Katrina e cita um colega, Ed West, do Telegraph.

West escreveu uma crónica na qual se confessava «estupefacto» pela reacção ordeira do povo japonês ao terramoto e ao tsunami, e do sentimento de solidariedade que encontrou um pouco por todo o lado.
«As cadeias de supermercado baixaram drasticamente os preços dos produtos assim que ficou clara a dimensão da catástrofe», conta Ed West. «Vendedores de bebidas começaram a distribui-las gratuitamente, com a justificação de que todos trabalhavam para assegurar a sobrevivência de todos».

Cafferty adianta uma explicação: os japoneses possuem um código moral tão elevado que se mantém intacto mesmo nas horas mais sombrias, mesmo quando só existe destruição em redor.
Esta atitude não é por caridade. É SOLIDARIEDADE

Falar, e escrever com oito dias de antecedencia

No relato das eleições do Sporting Clube de Portugal, no Sábado da semana passada, que de facto não dignificaram nada o clube, e sobretudo o modo de comportamento diferente do habitual, como cívicamente se comportam em geral os adeptos do Sporting.
Os nossos adversários não estavam habituados a ver peixeiradas, como normalmente sucede nas eleições do Benfica, em que já houve de tudo. Aqui cabe o velho ditado;- "As prostitutas não querem estar sózinhas", a partir desse momento, todo o passado benfiquista foi esquecido, e o Sporting de bem comportado passou a ter todos os nomes.
A imprensa desportiva quase toda pintada de "vermelho", foi um fartar vilanagem, foi bater no clube do leão a torto e a direito, que tinha sido uma vergonha, assim e assado! Uns cobardes estes jornalistas, só batem em mortos.
Hoje o Benfica levou mais uma lição de futebol, e perdeu o campeonato em casa para o Porto, e se durante a semana nos "jogos de bastidores" que normalmente antecedem estas partidas, já haviam feito sair o fel que lhes vai na alma, ao dizer que eram proibidas faixas e bandeiras aos adeptos do Porto, uma vergonha!
Hoje antes do prélio, os adeptos do Benfica mostraram bem o que são, agrediram à pedrada as autoridades, vandalizaram tudo o que lhes apareceu pela frente, inclusive património de benfiquistas.
Em Alvalade não houve carros vandalisados, não houve pedrada na Polícia, não houve apagão após o jogo quando os jogadores do Porto ainda estavam no relvado, até tiveram direito a abertura da rega do campo. Estou ansioso para ver o que vão dizer os jornais e os comentadores que tanto criticaram o que se passou em Alvalade.
Aqui não há lobos nem cordeiros, mas no entanto, isto hoje passou das marcas, tanto antes como depois do jogo.