sábado, 2 de abril de 2011

As Bandas Filarmónicas

Estão a rejuvenescer as escolas de música das filarmónicas, embora ainda não se note esse investimento em algumas bandas, porque para se fazer um músico, é preciso muita persistência e dedicação. Perdem-se muitos jovens. Um músico que queira evoluir, tem que estudar toda a vida como um médico, e praticar todos os dias como um desportista de alta competição, isto se quiser estar num nível elevado, porque para dar uns toques para uns amigos numa tertúlia, basta o jeitinho natural de cada executante.
Em Portugal, o investimento na cultura a todos os níveis, em particular na música, é só fachada, gastam-se milhões, fortunas, orçamentadas no Ministério e nas Autarquias, as verbas são gastas, mas não há planificação, e vão parar a outros lados que não propriamente à cultura musical. São números para a estatística. As crianças têm aulas de música no Secundário, mas há professores que não diferenciam uma colcheia de uma semi-colcheia, isto eu sei de fonte limpa.
Nas minhas passagens pelo You Tube em busca de música, fui descobrir um tema SPANISH FEVER, que a Banda da Sociedade Filarmónica dos Aliados – São Pedro de Sintra, também executa, mas aqui interpretado por uma Banda japonesa, com mais de cem elementos, jovens na sua grande maioria. Em Portugal não há projectos, não há música deste nível nestas idades, nem há onde se possa apreciar, o que existe de de bom a nível musical não se aprende na escola Oficial, ou é nas Filarmónicas, que com todas as suas dificuldades, vão dando escola de música aos jovens a titulo gratuito, ou então em escolas a pagar. Realmente se houvesse este género de música a passar na televisão, a entrar nas nossas casas, nem que fosse só uma vez por semana, dando preferência à qualidade, o gosto passava a existir, assim como é que se pode gostar de algo que quase ninguém conhece? Porque é que nos liceus não se fomentam a criação de Orquestras, ou Bandas?
Aqui, o que interessa é embrutecer o povo, com doses maciças de futebol e telenovelas. Cá em vez de se fomentar, acaba-se tudo por questões financeiras, das Orquestras ao Ballet, foi tudo abaixo. Até o Ballet Gulbenquian, que era pago pela Fundação, supunha-se não haver ali nunca faltas de dinheiro também acabou. Realmente este 25 de Abril não produziu efeito, como dizia o Ary dos Santos, “VAMOS FAZER um 25 de ABRIL NOVO”.
Aqui fica a antítese da cultura musical em Portugal, documentada em vídeo.

terça-feira, 29 de março de 2011

Nuvem radioactiva chega a Portugal

Pelos céus dos Açores já circulam partículas de gases radioactivos oriundas da central nuclear de Fukushima, Japão. A ‘nuvem radioactiva’ deve atingir Portugal continental nos próximos dias e evoluir para o resto da Europa e Médio Oriente.    "in correio da manhã"

Estava-se mesmo a ver que esta desgraça nos ia bater à porta. 

O Planeta está cada vez mais pequeno, face aos erros que o "predador-mor" tem cometido. Já aqui lastimei, e solicitei a quem por ventura passasse por aqui, solidariedade, e, respeito pelo sofrimento do povo japonês. Povo organizado, e dedicado ao seu país, eventualmente, como nenhum outro.

Quando todo o Universo, apresenta sinais de cansaço, face a tantas afrontas do ponto de vista ambiental, alterações climáticas, desertificação, chuvas ácidas, etc..., esta desgraça que perdura na Central nuclear de Fukushima, trouxe de novo para a ribalta a questão da energia nuclear, ressaltando à vista desarmada que quem está livre destas centrais, está muito mais seguro.

Em Portugal não há disto  (por vezes é bom não ser muito evoluído), no entanto há um grupo poderoso de magnatas, com Patrick Monteiro de Barros à cabeça, que tem exercido uma pressão imensa sobre o Governo, para a instalação dessa energia no nosso país. Até hoje temos conseguido resistir a essa praga, mas o dinheiro move montanhas. Vamos ver por quanto tempo a governação vai aguentar. Passados poucos dias do terramoto japonês, um debate na nossa televisão com o senhor supra citado, e outro a apoiar essa fonte energética, e os opositores. Em face de tanta evidência, como é que ainda há descaramento para defender o indefensável?








domingo, 27 de março de 2011

CHARLIE "THE BIRD" PARKER

Charles Christopher Parker Jr. nasceu no dia 29 de Agosto de 1920, na cidade de Kansas City. Foi apelidado de "Bird" e "Yardbird" porque além de gostar do animal tinha a tendência de viver livre como os pássaros.
Charlie Parker faleceu em Nova Iorque, em 1955,aos 35 anos de idade, com centenas de músicas gravadas em seu estilo único, nas mais diversas formações instrumentais. Ainda hoje, tantos anos depois de sua morte, Charlie Christopher Bird Parker Jr. é considerado o maior improvisador de Jazz de todos os tempos e um dos mais importantes da historia deste estilo musical.
Consumido pelo álcool e pelas drogas, Parker teve uma existência breve e trágica, tentou suicidar-se duas vezes, esteve internado por um periodo largo antes de falecer aos 34 anos. Os males que causou ao seu corpo, pela vida desregrada que levou, eram tão grandes que o médico-legista atribuiu ao morto a idade de 65 anos.