segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

RETIRO do FORTUNA, o evento.

Numa altura em que as notícias fazem eco,  da perca do hábito de leitura, em que os professores nas escolas tentam (alguns), fazer com que os seus educandos se interessem pela mesma, em altura de crise de muitas coisas, além da económica, o meu amigo José Branco do Nascimento, devido ao seu valor, como pessoa que escreve como poucos, encontrou  numa Editora do Porto, parceria para publicar o seu livro Retiro do Fortuna, que já é um êxito.
Foi um êxito. Os representantes da Editora que tem de seu nome, "EDITA-Me", deslocaram-se propositadamente da capital do norte, para o lançamento do livro, nunca tinham estado com o Zé, só o conheciam pela foto do Gmail, foi tudo tratado por email, foi um género de amor á primeira vista.
Quando se trata de pessoas confiáveis, tudo se resolve com facilidade.
O representante da editora Sr. Carlos Lopes, veio acompanhado de um pianista, e de uma senhora que leu passagens engraçadas e interessantes da obra.
O evento como sabem estava agendado para a tarde do dia 3 de dezembro às 16 horas no Salão de Festas da SOCIEDADE UNIÃO SINTRENSE, que estava cheio, atrazou-se um bocado ou não se estivesse em Portugal, (coisa que o Zé não deve ter gostado muito, porque ele não é de falhar nos horários), o primeiro a falar foi o Sr. Carlos Lopes, que começou por dizer que estava absolutamente espantado, por ver uma casa cheia daquela maneira, coisa que ele como pessoa experimentada no assunto há muito tempo que não assistia. Prosseguiu numa abordagem ao livro, ao mesmo tempo que ia fazendo perguntas directamente ao Zé Nascimento, tanto da obra como da pessoa em si. O Zé é um tremendo de um petisqueiro, e no livro isso ressalta a cada passo, de tal modo que lá surgiu a pergunta mais ou menos assim.
P.-Donde lhe vem a veia para a culinária?
R.-Eu em casa convivi com grandes mestres, a minha mãe era uma grande cozinheira, e o meu pai fazia petiscos como poucos, e eu quando casei com a Ana Maria, ela sabia "aquecer àgua", de modo que tive que por à prova toda a gama dos meus recursos.
Aqui eu acrescento, que o Zé ainda nem sequer sabia quem era a Ana Maria, já eu tinha comido uma omelete de atum, num acampamento na Costa da Caparica, que ainda hoje é falada na minha casa, nunca ninguém tinha provado, ou sequer ouvido falar em tal comida.
A assistência estava agarrada, com toda aquela envolvência, a senhora que dizia muito bem, o pianista soube prender as pessoas, com temas simples agradáveis e apropósito. Estariam bem perto de 200 pessoas, e foi tudo muito bem sequenciado sem ser uma chatice, estava-se entre amigos, mas quando o assunto é aborrecido nem os amigos nos perdoam. Foi muito bom.
Depois achei que poderia ter sido muito melhor. A finalizar uma pequena actuação dos DIAMANTES NEGROS, tivemos problemas em fazer o alinhamento, não sabiamos bem o que se pretendia, eu antes de começar disse a um amigo, agora vamos nós espantar a caça toda, este pessoal vai-se todo embora com a berraria que a malta vai fazer.
O Zé tinha estado antes a programar o sítio onde daria os autógrafos aos compradores do livro ali presentes, e foram sempre locais longe do palco, porque ele conhece-nos bem, os Editores que tomaram as rédias do evento deixaram-se ficar em frente ao palco onde fizeram toda a apresentação do livro, só lá devem ter ficado dois ou três compassos do primeiro tema, foi logo tudo a andar dali para fora, com os primeiros acordes do Cocaine do Eric Clapton.
Era difícil acertar com o alinhamento, não era um baile, não era um concerto, aquilo era mais uma passagem musical para preencher o espaço dos autógrafos, fizemos o nosso melhor pensando nisso tudo, achando eu que tocámos muito forte, também porque não estávamos a trabalhar com o equipamento que nos custuma ser facilitado na SUS, que é excelente, e desta feita, era algo que tinha força mas pouca qualidade.
Ressalta disto tudo uma tarde de sábado muito bem passada, algo muito diferente do habitual para a maioria das pessoas presentes, o Zé verificou certamente, que está rodeado de amigas e amigos que lhe querem bem, apreciadores ao mesmo tempo das suas qualidades literárias, e que anseiam pela publicação de mais obras.
Caro Amigo, como eu digo muitas vezes, "é sempre a aprender"!, para a próxima conta connosco, que se as pessoas tiverem paciência para nos ouvirem, certamente vamos tocar menos forte, e já com a lição melhor sabida.

A seguir indico alguns locais de venda com parceria com a Edita-Me, e que poderão utilizar em caso de interesse:

Livraria D. Pepe - R. de Chartres, 76 Évora

Livraria Capítulos Soltos - R. Stº André, 93 r/c Braga

Livraria 100ª Página - Av. Central 118/120 Braga

Livraria Barata - Av. de Roma, 11 A Lisboa

GATAfunho, Loja de Livros - R. Mesericórdia, 14 Lisboa

FNAC - Mar Shopping  Matosinhos

FNAC Sta. Catarina  Porto

FNAC Norte Shopping - Porto

FNAC Gaia Shopping  V. N. de Gaia

Livraria Nunes - Av. Boa Vista, 887 Porto

Um abraço, de Parabéns ao JOSÉ BRANCO DO NASCIMENTO - Zé para os amigos.