sábado, 2 de abril de 2011

As Bandas Filarmónicas

Estão a rejuvenescer as escolas de música das filarmónicas, embora ainda não se note esse investimento em algumas bandas, porque para se fazer um músico, é preciso muita persistência e dedicação. Perdem-se muitos jovens. Um músico que queira evoluir, tem que estudar toda a vida como um médico, e praticar todos os dias como um desportista de alta competição, isto se quiser estar num nível elevado, porque para dar uns toques para uns amigos numa tertúlia, basta o jeitinho natural de cada executante.
Em Portugal, o investimento na cultura a todos os níveis, em particular na música, é só fachada, gastam-se milhões, fortunas, orçamentadas no Ministério e nas Autarquias, as verbas são gastas, mas não há planificação, e vão parar a outros lados que não propriamente à cultura musical. São números para a estatística. As crianças têm aulas de música no Secundário, mas há professores que não diferenciam uma colcheia de uma semi-colcheia, isto eu sei de fonte limpa.
Nas minhas passagens pelo You Tube em busca de música, fui descobrir um tema SPANISH FEVER, que a Banda da Sociedade Filarmónica dos Aliados – São Pedro de Sintra, também executa, mas aqui interpretado por uma Banda japonesa, com mais de cem elementos, jovens na sua grande maioria. Em Portugal não há projectos, não há música deste nível nestas idades, nem há onde se possa apreciar, o que existe de de bom a nível musical não se aprende na escola Oficial, ou é nas Filarmónicas, que com todas as suas dificuldades, vão dando escola de música aos jovens a titulo gratuito, ou então em escolas a pagar. Realmente se houvesse este género de música a passar na televisão, a entrar nas nossas casas, nem que fosse só uma vez por semana, dando preferência à qualidade, o gosto passava a existir, assim como é que se pode gostar de algo que quase ninguém conhece? Porque é que nos liceus não se fomentam a criação de Orquestras, ou Bandas?
Aqui, o que interessa é embrutecer o povo, com doses maciças de futebol e telenovelas. Cá em vez de se fomentar, acaba-se tudo por questões financeiras, das Orquestras ao Ballet, foi tudo abaixo. Até o Ballet Gulbenquian, que era pago pela Fundação, supunha-se não haver ali nunca faltas de dinheiro também acabou. Realmente este 25 de Abril não produziu efeito, como dizia o Ary dos Santos, “VAMOS FAZER um 25 de ABRIL NOVO”.
Aqui fica a antítese da cultura musical em Portugal, documentada em vídeo.

1 comentário:

  1. Tens razão. De facto, nas escolas podiam nascer coros, bandas, grupos de teatro, etc. etc. Mas isso dá muito trabalho!

    ResponderEliminar