terça-feira, 8 de março de 2011

John Philip Sousa

Saiba que:
-O Pai das Marchas Norte Americano, era filho de portugueses!
John Philip Sousa, nasceu em Washington a 6 de Novembro de 1854, e faleceu aos 77 anos de insuficiência cardíaca, em Reading a 6 de Março de 1932. John Philip Sousa nasceu nos Estados Unidos da América, filho de pai português de origem açoriana, de nome: John António de Sousa, e de mãe bávara Maria Elisabeth Trinkhaus. Seus avós eram portugueses, radicados nos EUA.
Sousa iniciou a sua educação musical com 6 anos, estudando logo harmonia e composição, iniciou-se a tocar violino.
Criou a sua própria banda, “Sousa’s Band” e realizou 15623 concertos. Em 1900 a sua banda representou os EUA, na Expo de Paris.
As suas marchas são de uma beleza ímpar, a obra de John Philip de Sousa, não é só Marchas, escreveu nove Operetas. Ficará imortalizado como o pai das Marchas, sendo Stars and Stripes Forever (1896) (Marcha Nacional dos Estados Unidos).
Como apreciador de bandas militares, filarmónicas, e, executante, aqui presto a minha humilde mas sincera homenagem a este Luso/descendente ilustre.
Consulta Wikipédia a enciclopédia livre!


2 comentários:

  1. Marchas de uma força que até arrepiam! Não sabia, não senhor e fico feliz por saber. Nós, portugueses, somos mesmo bons! (Quando queremos...)

    ResponderEliminar
  2. Neste meu primeiro comentário, tenho que começar por dar os parabéns ao Carlos pela criação deste seu blog, que, espero, (e desejo)tenha uma longa vida.
    Desde há muitos anos que sou um admirador enorme da obra de John Philip Sousa.Star and Stripes forever, Under the double Eagle, National Emblem, The Washington Post e Liberty Bell, são algumas das suas marchas que ficaram para sempre na memória de muitos, como eu. Quando oiço algumas destas marchas, recordo os meus tempos longínquos de futebolista, onde muitas vezes antes dos relatos, e nos campos onde ía jogar, passavam as marchas do J.P. de Sousa, que, sem dúvida, eram aquelas que maior impacto tinham. Acho que o blog está a começar bem! E, recordar este grande Luso Descendente, é bem exemplo disso.Um abraço Grande Carlos.
    Zé Gil

    ResponderEliminar