segunda-feira, 13 de junho de 2011

Fomos aos Fados, tocar Marchas!

No dia 4 de Junho passado, com o intuito de angariar fundos para a Comissão Organizadora do Centenário do Sport União Sintrense, houve uma noite de fados por uma tertúlia de fadistas, e como música Rock não se coaduna com fadistices, nós Diamantes Negros fizemos uma variante com dois amigos, em que só tocamos temas portugueses, variante essa que apelidamos de "Diamantes e Amigos", o apelido Negros não entra aqui.
Vamos começar por falar na péssima comida que o Sr. Horácio, da Quinta da Madre de Deus na Ribeira de Sintra, serviu aos pagantes. Se não fosse por eventualmente estragar a festa ao Sintrense, deveria ter havido um levantamentoo de rancho, como se faz na tropa. Aquilo não se dá a ninguém, além da péssima comida, o serviço também deixou muito a desejar.
Sobre os fados serei muito breve, e em poucas palavras espero definir exactamente o que senti.
Sou uma pessoa que sobre o fado tem muitas restrições, gosto só de alguns fadistas, e só da nova geração de músicos que acompanham fado.
Os fadistas eram muitos, alguns eram maus de mais, os melhores apareceram só no fim, mas, até lá tivemos que suportar um rol de maus, que quando chegaram os melhores já estava tudo farto, porque os fadistas além do numero elevado, cantaram cada um três temas, uma pançada!...
Depois de um jantar mau, fadistas chatos, e guitarristas para o fraquinho, lá fomos acompanhar a Filipa Duarte a cantar e com o Zeca Rodrigues no Baixo, tentar animar a malta que já estava farta daquilo tudo, com temas portugueses adequados à época, ou seja Marchas Populares .
Começamos com muito entusiasmo a tentar dar a volta ao texto, mas saiu-nos um sonoplasta, mauzinho, embora simpático e com bom material, eram zumbidos, apitos, e feed back's por todo o lado. Estivemos umas seis músicas a fazer sinais, e a gritar com ele para alterar a situação.
Não foi tudo por culpa de outrém, nós também tivemos os nossos erros, logo a extensão do programa, deviamos ter tocado menos, porque as pessoas já estavam saturadas quando fomos tocar. Já passava da uma da manhã, e alguns já tinham ido embora.
Houve assistentes amigos que queriam música dos Diamantes Negros, mas nesse dia, não tinhamos essa formação, tinhamos o Xixó a tocar teclas, o Luís na guitarra, a Filipa Duarte a cantar, eu na bateria, com o Zeca a tocar baixo, um amigo com quem tive o gosto de tocar muitos anos no Conjunto San Remo, de Moçambique, e, de quem guardo muitos momentos bem passados.
A Filipa é uma senhora que canta bem, mas devido à sobrecarga de músicas seguidas que lhe pregámos, e ao barulhoo que havia em cima do palco, entrou fora de tom duas vezes. O Xixó há muito que não tocava teclas, no computo geral cumpriu, mas pode melhorar muito mais futuramente.
Este projecto adicional dos Diamantes Negros, está muito em principio, sendo rigoroso há que dizer que, não foi muito felíz na sua apresentação, mas é um projecto que tem pernas para andar. Bem trabalhado e bem delineado pode e deve ter sucesso, temos planos para o reportório, que desta vez foi só Marchas Populares Portuguesas, porque foi o que nos solicitaram, mas temos em mente canções, sendo tudo ou quase tudo em português.

1 comentário:

  1. Fado?! Que pachorra a vossa!.... Mas, por outro lado, que lindos meninos! Para angariar fundos! Muito bem!

    ResponderEliminar