domingo, 17 de abril de 2011

ERIC CLAPTON

Nasceu a 30 de Março de 1945, filho de mãe solteira, foi criado pela avó e pelo companheiro desta, como sendo filho de ambos, e a mãe, como sendo sua irmã mais velha. Esconderam-lhe esta mentira até aos nove anos de idade, o que lhe veio a provocar muita instabilidade. Passou a ser um aluno desinteressado, e uma criança triste e alheada da família.
Começou a trabalhar com treze anos, como carteiro. A sua avó Rose, ofereceu-lhe uma guitarra, mas Eric demonstrava pouca aptidão para o instrumento, chegando quase a desistir, não chegou a fazê-lo em boa hora diga-se, aprendeu os primeiros acordes, esforçando-se por tocar canções antigas, e alguma influência já dos blues.
Em 1966 formou aquela que foi a sua banda emblemática, considerada uma das melhores bandas da época CREAM, com Jack Bruce, e Ginger Baker. Os CREAM, duraram pouco tempo, porque as brigas internas do grupo tornaram-se insuportáveis.
Teve muitos problemas com drogas e álcool, esteve quase perdido mas ao fim de várias desintoxicações, a última das quais em Antiqua, para se livrar do álcool, trouxe-o de novo à vida. Foi muito amigo de George Harrisson ex-Beatles, e acompanhou de perto o sofrimento da esposa Patty Boyd, causado pelo fanatismo do marido pela religião Hindú, deixando-a completamente abandonada. Esta situação acabou por fazer sofrer Clapton, que entretanto se apaixonou por ela. Essa situação viria a inspira-lo a criar aquela que é uma das suas melhores composições de sempre, LAYLA.
Tem a alcunha de Showhand, e é considerado um dos melhores guitarristas do mundo.
É um excepcional músico, que já tive a felicidade de ver actuar, sendo este o concerto da minha vida. Duvido que alguma vez veja, e ouça alguém que me proporcione tanta emoção. Concerto em Lisboa Pavilhão Atlântico 20 de Fevereiro de 2001, fez há pouco tempo dez anos, tanto tempo! Clapton estava felíz, foi daqueles dias que, por parte do músico o concerto não tinha fim, a banda saiu do palco, no final do concerto, palmas e mais palmas, ono "Encore" ele voltou sózinnho com uma guitarra acústica e tocou cerca de uma hora.

Sem comentários:

Enviar um comentário