domingo, 8 de setembro de 2013

Como eu vejo a presidência do Dr. Seara em Sintra.

O Dr. Fernando Seara, veio para Sintra ser Presidente da Câmara, porventura com pouca ou nenhuma noção do que vinha encontrar.
Foi eleito com base no apoio que lhe davam os partidos CDS/PSD, com o trunfo do desgaste provocado por uma governação PS com Edite Estrela, muito despesista e pouco concensual, e na muita popularidade alcançada na televisão onde fazia comentários sobre futebol, com José Guilherme Aguiar e Dias Ferreira, ao tempo ainda na RTP.
Terá cometido erros durante o seu madato, eventualmente muitos, mas, Sintra é um concelho difícil de governar, os cofres da Câmara há muito que estavam desfalcados fruto de gerências anteriores menos criteriosas.
Não deixará muita obra feita, daquelas de encher o olho, e os seus bolsos, mas terá tentado arrumar a casa, fez promessas que não cumpriu, como os demais, enquanto pode, e, como pode ajudou muitas coletividades, grupos desportivos e obras de ação social, acabou o dinheiro acabou-se tudo.
Estive com ele algumas vezes em que nos cumprimentámos, duas delas em funerais de família muito próxima, foi reto educado, um Senhor. Tem por hábito comparecer nas cerimónias fúnebres dos funcionários ou familiares destes, mais chegados.
Bom vivent, gosta dos seus almoços com amigos, tem os seus restaurantes prediletos, fez cá amigos, alguns tiraram disso partido, a ponto de serem galardoados com a medalha de ouro e prata do concelho, por méritos que não têm, não tiveram, e nunca virão a ter, enfim, outros que o mereciam ficarão em lista de espera.
Eu não me quero alongar em comentários onde poderei errar, dizendo coisas que não domino bem, entendo que o "reinado" do Dr. Seara em Sintra, foi proveitoso e ficar-lhe-ei, grato, porquê?
No tempo da Drª Edite Estrela, o telhado e o estuque do teto da Sociedade União Sintrense, estavam a cair, ao ponto de ter sido vedada toda e qualquer atividade lá dentro.
A presidente garantiu o pagamento da reparação.
Um ano ou dois antes de cessar funções, mandou lá uns técnicos que colocaram a sala cheia de varas de ferro para suportar o teto e evitar a derrocada.
Ali permaneceram eternamente, com um custo diário, entretanto foi-se embora e ficou por liquidar, se se a Sociedade estava mal pior ficou com mais aquele encargo.
Nunca mandou avançar com a obra, pelo meio ficaram propostas de alguns membros da Câmara ligados ao assunto, entre elas; - Só avançamos com a obra se a Câmara ficar com direitos de superfície durante cinquenta anos e outras barbaridades do género.
O atual presidente a determinada altura, conseguiu desbloquear a situação, e ajudar a recuperar aquela que será sempre a minha segunda casa.
Está lá uma obra que orgulha os sintrenses, e todos aqueles que gostam da Sociedade União Sintrense.
Dir-me-ão que isto não faz uma presidência de onze anos, não é este o modo de avaliação etc.
Eu pergunto o que é que os outros têm feito melhor, para Sintra?
Qual o presidente anterior que tratou melhor o centro histórico?
A Vila está assim há anos, a degradar-se, foi no tempo do Dr. Seara que se recuperou muita coisa, como o edifício da antiga padaria Tavares, o Hotel Costa, hoje turismo. Desbloqueou a obra do Bristol, não resolveu o problema do trânsito e muitos outros problemas, mas os anteriores também não resolveram, e não espero que os próximos presidentes ainda no tempo que me resta de vida venham a resolver.
Sei que Sintra não é só o Centro Histórico, mas fazer muita obra nas zonas urbanas, só porque é lá que estão os votos, e deixar o Centro Histórico ao abandono, que é a galinha dos ovos de ouro do Concelho também está mal, e este mal tem décadas.
Não sou da sua côr política, nunca fui nem espero vir a ser, antes pelo contrário, logo não posso ser considerado bajulador, lambe botas, ou outro mimo que me queiram aplicar.
Cumprimento-o com o respeito como sempre o fiz pessoalmente, desejo-lhe felicidades, no entanto espero que perca a eleição para a Câmara de Lisboa, a favor do Dr. António Costa pessoa que também estimo, embora tenha o mesmo defeito do senhor, são ambos benfiquistas.

5 comentários:

  1. Bolas! Ainda bem que não votas em Lisboa senão era mais um voto para o Seara vermelha....

    ResponderEliminar
  2. Não lês-te tudo o que escrevi!
    Falta-te o último parágrafo!

    ResponderEliminar
  3. Não é pessoa que colha as minhas simpatias e a sua excelsa esposa Judite de Sousa menos ainda.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  4. Não se pode agradar a todos, políticos então!...
    Não trouxe para a discussão a sua família muito menos a sua ex-esposa de quem também não sou fã!
    Eu agradeço tudo o que fez pela minha coletividade.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar