quarta-feira, 20 de abril de 2011

DIAMANTES NEGROS/OS ATLAS - O Reencontro 46 anos depois.

Decorria o ano de 1965, no Teatro Monumental realizava-se o Concurso yé yé, com bandas (naquele tempo dizia-se conjuntos), de todo o país.
Os DIAMANTES NEGROS, venceram a 3ª eliminatória, tendo feito mais duas actuações nesse concurso, uma vez como atracção, e outra na meia-final. Quando fomos actuar extra-Concurso, tinhamos nesse dia uma actuação marcada para um baile de finalistas em Portalegre. Onde estava uma banda do Porto, que tinha que alternar connosco. Como nós já saímos de Lisboa de noite, naquele tempo chegar a Portalegre, era uma epopeia, claro que chegámos tarde. Já a banda do Porto estava farta de tocar no nosso lugar. Quando finalmente aparecemos, os fulanos do Porto, malta já madura fizeram-nos umas caras-de-pau do tamanho do mundo, pior foi, que para não demorar mais tempo tiveram que nos deixar tocar nos aparelhos deles, enquanto o nosso pessoal montava o nosso equipamento. Eles tinham aparelhos Fender mas já muito batidos, e habituados a tocar (baixinho), nós que tocávamos forte, e sempre a abrir, vinhamos estafados, mas queriamos dar tudo para compensar. O que nos recordamos é que o Luís que tocava tão bem, como tocava forte, ao fim de pouco tempo já tinha rebentado o aparelho de baixo, se as coisas já estavam azedas ficaram pior.
Mas desse dia nem tudo foi para esquecer actuámos, para um grupo de finalistas, hoje jovens de sessenta e tal anos como nós, que nos receberam muito bem, alguns deles tinham uma banda e perdurou uma amizade com essa banda, que também actuou no Concurso do Monumental, e se chamava "OS ATLAS", com as novas redes sociais e a Internet, voltei a cruzar-me com um dos elementos dos ATLAS, o Manuel Morujo, eu disse mata, e, ele esfola, e vamos voltar a estar juntos no próximo dia 28 de MAIO de 2011, em Sintra na Sociedade União Sintrense, para tocar música dos anos sessenta, DIAMANTES NEGROS & ATLAS, 46 ANOS DEPOIS, é o mote da festa.
Esperamos ir a Portalegre aquando do anversário dos ATLAS. Agora é uma noite para matar saudades e reviver os anos sessenta. Estão todos convidados para estarem presentes.
Tal qual no Aniversário dos DIAMANTES NEGROS, vamos jantar nas caves da Sociedade União Sintrense, no Restaurante Pateo do Garrett, a ementa é igual à do nosso Aniversário e o preço também, quem nos quiser acompanhar é só telefonar para a senhora do restaurante e marcar.
Diamantes Negros & Atlas 46 Anos depois
Sociedade União Sintrense - 28 MAIO 2011     
Buffet – 19,30 H
- Entradas:

 . Manteiga  / Azeitonas
- Sopa:
  . Sopa de legumes –
Prato:
 . Bacalhau Espiritual
- Doce:
 . Bolo de bolacha
- Fruta:
 . Salada de frutas
Bebidas:
 . Tinto e Branco . Águas, sumos e Café.
 Digestivos não incluidos.
 Reservas pelos seguintes contactos:
96 982 94 60 (Isabel Esteves )
geral@pateodogarrett.com
Limitado a 170 lugares
12,50 € / Pessoa


6 comentários:

  1. Que bom que vocês estão "vivinhos da costa"!
    Será que tenho de ir outra vez ver-vos?... Se calhar...
    Boa Páscoa para os DN.

    ResponderEliminar
  2. Tudo que descreveste ocorreu no dia 30 de Janeiro de 1965, no Baile de Finalistas do Liceu de Portalegre. Tínhamos estado convosco na eliminatória do Monumental, em Novembro e, como gostámos da vossa actuação, sugerimos a vossa vinda até Portalegre onde, para além de nós, actuou o Conjunto Tonny Araújo, do Porto. Só me recordo que chegaram atrasados o que nos obrigou a repetir alguns temas pois, como estávamos no início ainda tínhamos um pequeno reportório. E agora, passados "poucos anitos" lá estaremos no 28 de Maio.
    Um abraço aos Amigos dos Diamantes Negros,
    Manuel Morujo

    ResponderEliminar
  3. Não fiques triste com a pergunta:
    Até onde teriam chegado os Diamentes Negros se no dia 27 de Janeiro de 1968 não tivesses sido obrigado a embarcar no paquete UIGE com destino a Angola?
    Um abração do
    Sotero

    ResponderEliminar
  4. Amiga Carol, sabes como nos esforçamos por estar vivos, e continuar a manter acesa a chama!
    Morujo, sabes que estas coisas de contar as histórias, tem que se lhe diga porque nos ficam ao longo dos anos, o que nos marcou mais. Já estava apagado dos registos, o modo como fomos lá parar, sabia que vocês tinham a ver com isso. O Serra também me disse que vocês fizeram a eliminatória do Monumental connosco, mas nos registos do blogue ié ié, o vosso nome não consta pelo que fiquei na dúvida. Mas é mais honroso para nós saber que fomos a Portalegre porque jovens como nós gostaram da nossa actuação e fomos contratados por isso.
    Sotero, amigo, companheiro de viagem e de "armas", para responder à tua pergunta, só te digo, que os DIAMANTES NEGROS enquanto eu cá estive, foram sempre um grupo em evolução, quando parti deixei tudo em condições de progredir, e os resultados apareceram, mas a malfadada tropa arrumou com a maioria dos grupos dos anos sessenta.

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga Carol, no comentário ao comentário anterior, esqueceu-me de dizer que era, é sempre uma honra muito grande ter-te junto de nós! Se poderes vir, nós esperamos por ti de braços abertos, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada, meu querido Amigo! És um doce!

    E deixa-me ainda dizer que aquela maldita guerra do ultramar não deu cabo apenas de conjuntos musicais. Deu cabo das esperanças de quase toda a juventude da época e de tantas e tantas vidas! Além de que nos remeteu para um obscurantismo e um isolacionismo mundiais de que ainda não nos recompusemos!

    ResponderEliminar